top of page
Foto do escritorAmanda Santos

A MORTE. A VIDA. O PROPÓSITO. - Devocional

LEITURA BÍBLICA: João 12:24-38

Observando os ciclos da natureza, de forma simplória, acreditamos que é necessário nascer para morrer, mas um olhar atento e á luz da Palavra de Deus nos mostra que é ao contrário, é necessário morrer para viver. Observe os ciclos das estações, a primavera é a estação mais colorida e vem depois do inverno. Existem alguns sapos nos EUA que se permitem ‘congelar’ durante o inverno, num processo extremamente complexo para que cristais de gelo não se formem no sangue e perfurem o corpo do animal, quando a temperatura voltar a subir eles descongelam e acordam. E há o exemplo de Jesus em João 12:24: “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.”


Na biologia a semente é uma forma de corpo em estado de vida latente. Tem dentro de sí um embrião dormente, com potencial de ser uma nova planta, mantido por uma ‘reserva de alimento’. Se há condições favoráveis ao despertar do embrião ele germina, isso significa que passará a consumir a reserva de alimento da semente. Pronto. A semente morre, deixa de existir para que o embrião viva e vire planta. E vida para que? Para produzir frutos conforme sua espécie.


Isso me leva para o versículo 27: “...eu vim exatamente para isso, para esta hora.” Este texto fala sobre a morte, a vida e o propósito de Cristo e me levou a pensar em minha morte, minha vida e meu propósito através do sacrifício que Ele fez.


Quantas e quais mortes se fizeram necessárias para que a vida de Cristo brotasse em mim, em você? Para que ‘hora’ é a nossa existência? Qual o propósito de ter passado por tantos lugares, pessoas e situações? Qual o propósito de estar vivendo este agora? Existem propósitos secundários, ajudar alguém, transformação e aperfeiçoamento de caráter, que devem ser consequência do propósito principal e eterno que atravessa gerações, como uma herança passada de pais para filhos: fazer Cristo, Sua soberania e Sua obra remidora conhecidos.


ORAÇÃO

Senhor, que esta vida que me deu baste para proclamar tua grandeza e amor de forma que reverbere por muitas outras gerações levando transformação, mortes e novas vidas com propósito. Em nome de Jesus, amém.


PS.: Dedico este devocional a um amigo muito querido e amado com quem troco pareceres e intenções sobre propósitos, Guto.

.


REFERÊNCIAS:


BÍBLIA, Português. Biblia Devocional da Mulher: Nova versão internacional. Tradução dos devocionais Yolanda Krievien – São Paulo: Editora Vida, 2003.



28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page