top of page
Foto do escritorAmanda Santos

ADVENTO DE PÁSCOA - DIA 06 – CRUCIFICAÇÃO

Atualizado: 1 de dez. de 2020

Esta é uma proposta de atividade infantil para o 6º dia do calendário do advento de Páscoa. Compondo em seu total oito dias de atividades diárias durante toda a semana que antecede o domingo de Páscoa. Ao final desta publicação são apresentadas as descrições do que é um advento, sua importância e como montar.

Nesta proposta a ideia é apresentar 1 personagem bíblico por dia, em primeira pessoa, sendo o responsável por trazer breves informações históricas, referência bíblica e convida a realizar a atividade. Hoje o personagem é João: 


"Qual foi o dia mais triste da sua vida? Quero contar sobre o dia mais triste da minha vida. Eu sou João. Eu era um amigo muito próximo de Jesus. Depois da ceia Ele foi até o jardim para orar. Lá foi preso e condenado a morrer na cruz. O filho de Deus foi crucificado como um criminoso!


Leia MARCOS 15:42 - 47.


Vamos representar a crucificação com um teatro de sombras."



Sugestão de Atividade:


Teatro de sombras para contar a história da crucificação. Nesta atividade você precisará desenhar e recortar os personagens da história. Para manipular os personagens você pode utilizar palitos de sorvete, ou fazer palitos de papelão, ou fazer canudos de papel e colar nos bonecos. Para a apresentação vocês podem confeccionar um palco com caixa de sapato, também podem utilizar um lençol e lanterna ou projetar as imagens na parede com a ajuda da lanterna.


Reflexão:


O império Romano castigava os criminosos amarrando-os ou pregando-os a uma cruz. Às vezes, também quebravam as pernas dos condenados para fazê-lo morrer mais depressa. Jesus não era criminoso, e morreu antes de quebrarem as pernas dele. Quando morreu na cruz, Jesus tomou para si o castigo pelos pecados de todas as pessoas. O castigo pelo meu pecado e pelo seu pecado estava sobre Jesus.


Você já amou alguém que morreu? Os amigos de Jesus ficaram muito tristes, porque o amavam. Jesus entendia a tristeza dos amigos, mas precisava morrer para que nós pudéssemos viver com Ele no céu, algum dia.


Sugestão de Oração:


Senhor Jesus, me perdoe pelos pecados que faço, me perdoe pela dor e sofrimento que meus comportamentos e atitudes te causaram. Me limpa com teu sangue, para que o Senhor receba a recompensa pelo sacrifício. Em nome de Jesus, amém!



O que é Advento?


A palavra advento vem do latim Adventus e, de acordo com o dicionário on-line, Priberam, significa chegada, vinda, exaltação. Os relatos mais antigos datam o início do advento entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, especificamente como preparação para a festa do Natal. A igreja católica perpetua diversos símbolos que regem as 4 semanas de dezembro. As 2 primeiras semanas são na expectativa da segunda vinda de Cristo e as 2 últimas semanas a preparação para celebrar a primeira vinda do Mestre.

O que é Páscoa?


A páscoa (pessach, significa passar por cima), é uma festa em que o povo hebreu celebra a libertação do Egito, conduzida por Moisés e Aarão. Na noite que antecedeu a libertação do povo, o sangue do cordeiro em perfeito estado, morto, é passado nos umbrais das portas como sinal para que o anjo do Senhor não entre e mate os primogênitos.

Muitos anos depois, Jesus, o primogênito e unigênito de Deus, perfeito e puro, se entrega como cordeiro durante a celebração da Páscoa, como sacrifício por todos os pecados da humanidade. A ‘passagem’ ganha um novo significado para os cristãos que agora comemoram liberdade e vitória sobre a morte.


Porque um Ritual de Advento na Páscoa?


A Bíblia, palavra de Deus, nos diz em Eclesiastes que há momento certo para tudo. Também nos ensina, com a história do rei Ezequias, que negligenciar as próximas gerações é um pecado. Provérbios nos orienta a trilharmos o caminho do Senhor ao lado de nossas crianças, para que aprendam e não se desviem. A neurociência tem avançado em descobertas acerca do quão fundamentais são os primeiros 6 anos de vida da espécie humana. Grandes estudiosos e pesquisadoras conseguiram identificar os períodos sensíveis destes pequenos cérebros e isso abre um caminho de paz na relação adulto / criança. E, nosso coração de mãe e de pai, sabe que eles crescem num piscar de olhos, logo não caberão em nossos braços ou nos consultarão para tomar suas decisões.


Este é o momento de plantar a Palavra da Verdade no coração de nossos filhos e regá-los com amor, carinhos, tempo de qualidade, olho no olho. Assim, quando crescerem e já não nos consultarem para tomar suas decisões, terão em suas mentes as lembranças cultivadas com base da Bíblia e consultarão ao Senhor Deus para viver seus dias na Terra.


‘A criança reconstrói verdadeiramente as características dos homens que a cercam, reproduzindo-as em sí mesma, como uma espécie de mimetismo psíquico. É assim que, desenvolvendo-se, ela se torna não apenas um homem, mas um homem de seu povo.’ (Maria Montessori, livro A Formação do Homem, Pág. 78)



Como montar um Calendário do Advento?


Para montar um calendário do advento de atividades infantis você precisará de uma quantidade de recipientes correspondentes a quantidade de dias que farão as atividades (no natal, 25 e na páscoa 8). Os recipientes podem ser rolinhos de papel higiênico, caixinhas de MDF, caixinhas vazias de remédios, envelopes, latas. Você pode misturar diversos tipos materiais. Use a criatividade, decore-os como quiser, enumere-os e coloque os cartões com as atividades dentro. Você também pode colocar surpresas junto com as atividades (aqui já coloquei biscoitinhos, balas, pirulitos, adesivos, gorro de papai Noel).

Se quiserem confeccionar o calendário juntos, tudo bem! Mas as atividades e lembrancinhas que serão guardadas devem ser surpresa para a criança.


Existem, na internet, muitos modelos de calendários para te inspirar, assim como muitas atividades. Fique a vontade para adequar as atividades a realidade e necessidade da sua família. Se é a primeira vez que farão algo do tipo, explique para sua criança como funciona a proposta e qual o objetivo: abre-se apenas 1 atividade por dia, realiza-se a atividade aproveitando a companhia um do outro, as atividades tem 1 tema central e objetivo final culminará no encerramento deste precioso processo de aprendizagem, companheirismo e espiritualidade.


Divirtam-se!



BIBLIOGRAFIA:

JACOBY, Sissa, org. VITÓRIA, Maria Inês Côrte. O brinquedo e a brincadeira: uma relação marcada pelas práticas sociais. Pág. 29 a 44. A criança e a produção cultural – Do brinquedo a literatura. – Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

MONTESSORI, Maria. A formação do homem. Tradução Sônia Maria Braga. 1. ed. – Campinas: Kiriom, 2018.

SANTOS, Elisama. Educação não violenta: como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças..1. ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019

LOTH, Paul J. Minha primeira bíblia de estudo: explorando a palavra de Deus sozinho! Ilustração Rob Suggs; tradução Lilian Jenkino. 1. ed. – Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2016.

PIPER, Sophie. Minhas histórias bíblicas.Tradução Michele de Souza Barbosa. 1. ed. – São Paulo: Ciranda Cultural, 2012.

BÍBLIA, Português. Biblia Devocional da Mulher: Nova versão internacional. Tradução dos devocionais Yolanda Krievien – São Paulo: Editora Vida, 2003.

BÍBLIA, Português. Bíblia de estudo de Genebra. Almeida Revista e Atualizada. 2. ed. – São Paulo: Cultura Cristã, 2009.


SITE:


Estéfi Machado - Craft <https://www.estefimachado.com.br/crafts-1> Acesso em 05 de abril de 2020.


38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page