top of page
Foto do escritorAlexandre Tanizaki

CAMINHANDO - Atividade

Atualizado: 18 de jun. de 2021

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” (Romanos 12:4-5)


ATIVIDADE E REFLEXÃO:


Pegue uma tira de papel e cole as extremidades formando um 0. Com uma caneta caminhe sobre a superfície do papel traçando uma linha até encontrar o ponto inicial. Se preferir realize novamente o traçado do outro lado com uma caneta de outra cor para ter certeza que essa simples tira em formato de 0 tem dois lados.

Agora pegue uma outra tira de papel e torça as extremidades colando as pontas formando um . Você acabou de fazer uma fita de moebius¹. Com uma caneta caminhe sobre a superfície do papel traçando uma linha até encontrar o ponto inicial. Constatamos que com uma simples meia volta numa das pontas das tiras faz com que a fita tenha apenas uma superfície.







Se essa nossa fita de moebius se submeter a trajetória de uma tesoura, que caminhasse cortando a tira do papel continuamente no comprimento da fita, iremos ter uma experiência artística chamada de Caminhando, proposta pela artista Lygia Clark. Corte a fita até dar a volta mas não reparta a tira em dois, escolha seguir ou pela direita ou pela esquerda e continue a cortar. Irá perceber que a cada volta que se dá com a tesoura, a tira fica cada vez mais fina dificultando o corte, se desdobrando em entrelaçamentos, até o ponto que não se pode mais prosseguir sem romper a fita. É o final da linha.



















Traduzo essa experiência como uma parábola artística moderna, onde a fita de papel representa a vida, extremamente frágil em seu ciclo. A tesoura é um instrumento que representa a sua escolha de si mesmo no mundo, e ao caminhar a vida vai ficando estreita, cada vez mais difícil até que o fio da vida se rompe. Ou não. Numa fita de moebius temos o símbolo da eternidade, uma experiência de um tempo sem limite e de um espaço contínuo, que é o mesmo prometido por Cristo quando projetamos o Seu Reino.


Lembro que em uma igreja onde eu já fui membro, ao celebrar a ceia, antes de tomar o suco de uva nós trocamos os cálices que representam o sangue de Cristo com o irmão que estava ao lado. Nós dizíamos em voz alta palavras afirmando nosso vínculo eterno, um com o outro, por meio de Jesus e seu sacrifício.


Não vivemos sós no mundo, estamos vinculados uns aos outros por meio de Cristo, a igreja é Seu corpo. O que traz um significado muito maior que a igreja institucional. No corpo de Cristo estão todos que professam sua fé em comum unidade, não limita-se às quatro paredes e a placa de identificação. Expandindo-se assim para uma realidade espiritual que não podemos ver.


Para ser corpo, a igreja precisa estar ligado a cabeça que é Cristo, não somente o reconhecendo como autoridade mas permitindo que Ele governe ou comande o corpo. “Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.” (Efésios 1:22,23)


Em todo corpo há membros, cada membro está interligado e interdepende um dos outros, tendo sua importância e exercendo sua função. E através do Espírito Santo, o Senhor nos revela sua vontade para que nós possamos desempenhar nosso papel no corpo mediante aos dons que lhes fora dedicado.


“assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” (Romanos 12:5-8)


Somente pelo sacrifício de Cristo poderíamos ter o privilégio de participar de seu corpo, por isso a necessidade de respeitar todo o corpo conservando a unidade do Espírito no dia a dia na boa convivência com os irmãos. Nossas atitudes, como lidamos ou tratamos uns aos outros na igreja poderá fortalecer ou enfraquecer a unidade, por isso a importância de sermos humildes reconhecendo nossos limites e também as virtudes de cada um, com amor na amizade e na misericórdia.


“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” (Efésios 4:2-6)


“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmos 133:1)


“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.” (Filipenses 2:3)


Cada Caminhando é um ser que pode interagir um com o outro. Combine seu Caminhando com um Caminhando realizado por um amigo. Poderá combinar com vários outros, porém ao combinar temos que ter o cuidado de preservar as formas dos entrelaçamentos para que não rompa ou danifique nenhum Caminhando. Lembre-se que cada Caminhando simboliza uma vida e quando combinamo-nos é como se estivéssemos realizando a nossa interação na igreja, com os outros irmãos. Se agimos de forma descuidada ou mais ofensiva poderemos causar feridas nas pessoas.











Devemos caminhar com diligência, cuidando não somente de nossos interesses mas também dos interesses dos outros, fazendo-os assim uma conveniência mútua, cooperando uns com os outros a fim de preservar a saúde do corpo. Quando um membro não está bem acaba abalando todo corpo, e para que não exista divisões ou amputamentos é necessário que colaboramos para que não haja intrigas, mentiras, invejas nem nenhuma usurpação. É isso que Cristo deseja de nós, basta estarmos unidos ao exemplo de Jesus que foi e é excelente em seu Caminhando.


LEITURA BÍBLICA: Romanos 12:5,16, Tiago 4:11, Colossenses 3:9,10, Gálatas 5:26, 1 Coríntios 12:26, Filipenses 2:4-7.


Notas:

¹Moebius: Objeto de estudo do espaço topológico na matemática.


REFERÊNCIAS:


Site Lygia Crark

http://www.lygiaclark.org.br/


Site Instituto Presbiteriano Mackenzie

http://www.mackenzie.br/6929.html


Site Unidade e Avivamento



37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page