top of page
Foto do escritorAmanda Santos

CASULO TECIDO NA ESPERANÇA

Atualizado: 20 de mai. de 2021

Esperança:

  1. Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder.

  2. Esperam, expectativa.

  3. Coisa que se espera.

  4. Confiança.

Ilustração digital de duas mãos palmadas voltadas para cima. No dedo indicador direito está pousada uma borboleta azul claro, azul escuto e roxo; no centro das mãos um casulo aberto e próximo ao polegar direito há uma borobleta rosa, amarela e preta com bolinhas brancas. Ao fundo pode-se ver arbustos em três tons diferentes de verde.

Enquanto escrevo, em 2 de junho de 2020, estamos no 71° dia de quarentena em São Paulo. Foram confirmados no mundo 6.057.853 casos de COVID-19 (122.917 novos em relação ao dia anterior) e 371.166 mortes (4.000 novas em relação ao dia anterior) até 1 de junho de 2020.


Se você pode ficar em casa e tem seguido as orientações da OMS sabe que o período de confinamento não tem sido fácil. Se você está isolada com crianças em casa sabe que o confinamento é elevado a outro nível. Administrar suas preocupações e emoções, adequar sua rotina já é uma grande mudança. Gerenciar outras vidas e preocupações é o nível hard.


A expectativa é de que o domingo seja um dia de descanso na rotina. A realidade é que o descanso para os pais está diretamente ligado ao tédio para as crianças. O tédio pode ser uma oportunidade para criatividade OU para ansiedade, já que há muito tempo livre e no fim do outono muito tempo debaixo do lençol.


O último domingo foi um dos que a ansiedade e a angústia falaram mais alto dentro das crianças. O mais novo estava rabugento, entrou em um embate na hora do lanche da tarde. A mais velha tinha tantas emoções presas que o meu pedido para ir tomar banho foi a gota d’água e pude ver, literalmente, a explosão dentro dela, tipo bomba atômica. E antes que os estilhaços emocionais atingissem a todos que estavam perto, nos abraçamos forte. Levei as crianças para a minha cama. O banho pode esperar.


Você já fez um casulo com o edredom ou cobertor? Quando casamos, meu marido sempre me enrolava como um casulo nos dias frios. Deitamos os três na cama e nos ‘encasulei’ no maior edredom que temos. O aconchego do casulo dissipou o mau humor do caçula. A angústia ainda estava presente na mais velha. Pedi para fecharem os olhos e usarem a imaginação…


A lagarta sente como lagarta, pensa como lagarta, vê as coisas da perspectiva de uma lagarta, troca de pele algumas vezes e tece um casulo que será sua casa por dias. A lagarta está presa. Alí acontecem inúmeras transformações. Quem eclode já não é a lagarta, é uma borboleta. Agora ela sente como borboleta, pensa como borboleta, vê as coisas da perspectiva de uma borboleta e seu objetivo agora é outro, não é mais o casulo.


Estar em casa, sem poder sair, sem brincar nos nossos lugares prediletos, sem poder abraçar os amigos, sem poder visitar os familiares, é difícil. Nós três decidimos que o nosso casulo não são as paredes de tijolos. Conversamos sobre o que nos deixa alegres e escolhemos essas pequenezas grandiosas para tecer o nosso casulo em tempos de isolamento social: mergulhar na piscina, observar as estrelas e planetas, andar a cavalo, folhear um flipbook, plantar, ouvir risadas, as piadas do irmão, montar a pista de madeira com carro de polícia e trem, sentir um cafuné no cabelo.


Temos a esperança de que isso logo chegue ao fim, para alguns já chegou. Se não agora, Naquele dia.


“Lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; “grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.” (Lamentações 3:21-26)


Tenha informações oficiais sobre o COVID-19 e a pandemia de forma segura e atualizada por meio de organizações como a OMS. Acesse o site oficial ou siga a página no facebook. Caso necessite, pode também tirar suas dúvidas pelo WhatsApp, basta enviar a palavra “oi” para o número +41 22 501 77 35 e iniciar a conversa.


BIBLIOGRAFIA:


OMS


Priberam

https://dicionario.priberam.org/esperan%C3%A7a - consulta em 02 de junho de 2020


BÍBLIA, Português. Biblia Devocional da Mulher: Nova versão internacional. Tradução dos devocionais Yolanda Krievien – São Paulo: Editora Vida, 2003.



29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page