Esperança:
Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder.
Esperam, expectativa.
Coisa que se espera.
Confiança.
Enquanto escrevo, em 2 de junho de 2020, estamos no 71° dia de quarentena em São Paulo. Foram confirmados no mundo 6.057.853 casos de COVID-19 (122.917 novos em relação ao dia anterior) e 371.166 mortes (4.000 novas em relação ao dia anterior) até 1 de junho de 2020.
Se você pode ficar em casa e tem seguido as orientações da OMS sabe que o período de confinamento não tem sido fácil. Se você está isolada com crianças em casa sabe que o confinamento é elevado a outro nível. Administrar suas preocupações e emoções, adequar sua rotina já é uma grande mudança. Gerenciar outras vidas e preocupações é o nível hard.
A expectativa é de que o domingo seja um dia de descanso na rotina. A realidade é que o descanso para os pais está diretamente ligado ao tédio para as crianças. O tédio pode ser uma oportunidade para criatividade OU para ansiedade, já que há muito tempo livre e no fim do outono muito tempo debaixo do lençol.
O último domingo foi um dos que a ansiedade e a angústia falaram mais alto dentro das crianças. O mais novo estava rabugento, entrou em um embate na hora do lanche da tarde. A mais velha tinha tantas emoções presas que o meu pedido para ir tomar banho foi a gota d’água e pude ver, literalmente, a explosão dentro dela, tipo bomba atômica. E antes que os estilhaços emocionais atingissem a todos que estavam perto, nos abraçamos forte. Levei as crianças para a minha cama. O banho pode esperar.
Você já fez um casulo com o edredom ou cobertor? Quando casamos, meu marido sempre me enrolava como um casulo nos dias frios. Deitamos os três na cama e nos ‘encasulei’ no maior edredom que temos. O aconchego do casulo dissipou o mau humor do caçula. A angústia ainda estava presente na mais velha. Pedi para fecharem os olhos e usarem a imaginação…
A lagarta sente como lagarta, pensa como lagarta, vê as coisas da perspectiva de uma lagarta, troca de pele algumas vezes e tece um casulo que será sua casa por dias. A lagarta está presa. Alí acontecem inúmeras transformações. Quem eclode já não é a lagarta, é uma borboleta. Agora ela sente como borboleta, pensa como borboleta, vê as coisas da perspectiva de uma borboleta e seu objetivo agora é outro, não é mais o casulo.
Estar em casa, sem poder sair, sem brincar nos nossos lugares prediletos, sem poder abraçar os amigos, sem poder visitar os familiares, é difícil. Nós três decidimos que o nosso casulo não são as paredes de tijolos. Conversamos sobre o que nos deixa alegres e escolhemos essas pequenezas grandiosas para tecer o nosso casulo em tempos de isolamento social: mergulhar na piscina, observar as estrelas e planetas, andar a cavalo, folhear um flipbook, plantar, ouvir risadas, as piadas do irmão, montar a pista de madeira com carro de polícia e trem, sentir um cafuné no cabelo.
Temos a esperança de que isso logo chegue ao fim, para alguns já chegou. Se não agora, Naquele dia.
“Lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; “grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.” (Lamentações 3:21-26)
Tenha informações oficiais sobre o COVID-19 e a pandemia de forma segura e atualizada por meio de organizações como a OMS. Acesse o site oficial ou siga a página no facebook. Caso necessite, pode também tirar suas dúvidas pelo WhatsApp, basta enviar a palavra “oi” para o número +41 22 501 77 35 e iniciar a conversa.
BIBLIOGRAFIA:
OMS
Priberam
https://dicionario.priberam.org/esperan%C3%A7a - consulta em 02 de junho de 2020
BÍBLIA, Português. Biblia Devocional da Mulher: Nova versão internacional. Tradução dos devocionais Yolanda Krievien – São Paulo: Editora Vida, 2003.
Comments