Aqui em casa temos o costume de todos os dias agradecer a Deus. Separamos nosso tempo antes das refeições para dar graças pelo alimento e por outras provisões, como a saúde de nossa família e o abrigo de nosso lar. Eventualmente também aproveitamos o momento para agradecer a Deus pela ajuda concedida em alguma conquista ou superação pessoal. Reconhecemos que Deus está conosco em cada momento de nossas vidas e que a permissão Dele para que consigamos algo é uma benção.
O cântico escrito pelo rei Davi, nos incentiva a cultivar esse espírito de gratidão a Deus: “Deem graças ao Senhor e proclamem seu nome, anunciem entre os povos o que Ele tem feito. Cantem a Ele, sim, cantem louvores a Ele, falem a todos de suas maravilhas. Exultem em Seu santo nome, alegrem-se todos que buscam o Senhor. Busquem o Senhor e sua força, busquem sua presença todo o tempo. Lembrem-se das maravilhas que Ele fez, dos milagres que realizou e dos juízos que pronunciou, (...)". (1 Crônicas 16:8-12)
É com grande alegria que agradecemos a Deus, pela provisão diária do que nos é necessário, pelo Seu sacrifício na cruz, nos trazendo a salvação e a eternidade, pelo Seu relacionamento conosco, e por todas as outras coisas que nos vêm acrescentando.
Você se lembra de todas as maravilhas e coisas boas que o Senhor já te fez? Nossa memória às vezes pode falhar. Que tal criarmos um pote da gratidão? Neste pote poderemos colocar uma mensagem escrita, agradecendo a Deus por algo, por Ele ter te ajudado, e no final de um ano abrir o pote e ler todas as mensagens.
ATIVIDADE
Para essa atividade você poderá reunir um pote pequeno, um bloquinho de papel e uma caneta ou um lápis. Você poderá também utilizar lápis ou canetas coloridas como opção, caso queira deixar as mensagens mais coloridas.
Poderá também enfeitar o pote, para identificá-lo.
O ideal é que o pote da gratidão fique em um lugar bem visível e acessível, junto com a caneta e o papel, para quando lembrar de algo poder anotar com facilidade. Aqui em casa, o pote fica em cima do rack da sala.
Você pode anotar o que você quiser como gratidão a Deus, como por exemplo, sobre seu bom aprendizado ou desenvolvimento em alguma matéria escolar, ou até quando conseguiu os óculos que tanto precisava para enxergar melhor. Sinta-se livre para anotar os agradecimentos.
No final de um período, por exemplo de um ano, abra o pote e leia o que escreveu. Você irá se lembrar de muitas conquistas onde Deus te ajudou. Você pode realizar essa atividade sozinho ou com toda a sua família. Depois de ler as mensagens de gratidão, você pode também orar a Deus.
ORAÇÃO
Querido Deus, obrigado por um ano cheio de conquistas. Você me ajudou e sou grato por tudo que tem me feito. Obrigado por estar junto comigo, por se entregar a mim e por todo Seu amor. Amém.
No Natal de 2020 encerramos o advento com a confecção de um pote da gratidão. Porém não é preciso esperar o próximo Natal ou uma data comemorativa para exercitar um espírito grato.
REFERÊNCIAS:
BÍBLIA, Português. Nova Versão Transformadora. Editora Mundo Cristão, 2017.
Comments