Leitura Bíblica: Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. Tentava ver Jesus, mas era baixo demais e não conseguia olhar por cima da multidão. Por isso, correu adiante e subiu numa figueira-brava, no caminho por onde Jesus passaria. Quando Jesus chegou ali, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo hospedar-me em sua casa”. Sem demora, Zaqueu desceu e, com alegria, recebeu Jesus em sua casa. Ao ver isso, o povo começou a se queixar: “Ele foi se hospedar na casa de um pecador!”. Enquanto isso, Zaqueu se levantou e disse: “Senhor, darei metade das minhas riquezas aos pobres. E, se explorei alguém na cobrança de impostos, devolverei quatro vezes mais!”. Jesus respondeu: “Hoje chegou a salvação a esta casa, (...) Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos”. (Lucas 19:1-10)
Os Judeus não gostavam de cobradores de impostos porque eles trabalhavam ajudando o governo romano, que escravizava e oprimia o povo. Os cobradores de impostos tinham o costume de cobrar valores a mais do que deveriam. Assim enriqueciam de modo desonesto.
O nome de Zaqueu em hebraico significa “puro” e “justo”, que por ironia era uma pessoa desonesta. Imagine a multidão surpresa ao ver Jesus avisar Zaqueu que iria se hospedar em sua casa. Zaqueu era um corrupto. Mas Cristo vem buscar os que estão distantes do caminho do Senhor.
Muitas vezes construímos barreiras com nossos preconceitos e escolhemos não compartilhar o evangelho com as pessoas que julgamos pecadoras. Aprendemos com Jesus a pregar o evangelho e discipular todas as pessoas que não conhecem a Deus ou que se desviaram do Seu caminho. Foi assim que um dia também fomos alcansados.
Houve arrependimento no coração de Zaqueu, que deixou de realizar atividades desonestas e devolveu o que tinha roubado. Outras pessoas também podem seguir o caminho que Cristo nos ensina ser o correto. Para isso acontecer é necessário que primeiro entendamos que Cristo veio para todos, sem fazer diferenciação, veio para adultos e também para crianças.
O encontro com Jesus trouxe salvação a Zaqueu. Nós podemos receber e apresentar a salvação a muitos. Vivendo e proporcionando o encontro de outros com O Cristo.
ATIVIDADE:
Nossa proposta de atividade para essa reflexão é a construção de um jogo, onde Zaqueu no alto da árvore desce ao ouvir Jesus chamar. Para isso usaremos 2 caixas de suco ou leite vazias, palitos de picolé, EVA verde ou cartolina verde, papelão, tinta e um dado de tabuleiro.
1 - Recorte o fundo e o topo de uma das caixas. Recorte apenas o topo da segunda caixa, ela será a base da árvore. Agora, usando cola quente ou super cola, encaixe e cole as duas caixas que parecerão uma grande torre. Este será o tronco da nossa árvore.
2 - Com lápis e régua calcule aproximadamente 4 centimentros de largura e faça dois riscos verticais em toda a extensão das caixas. Utilizando uma tesoura corte as linhas desenhadas.
3 - Agora trabalharemos nas laterais. Com régua e lápis centralize e desenhe uma coluna de pequenos retangulos tendo meio centimentro de altura com espaçamento de meio centímetro entre eles. Certifique-se que os dois lados estejam com fendas equivalentes já que atravessaremos os palitos de picolé de um lado para o outro. Fixe o tronco da árvore a uma base de papelão. Neste momento use as tintas para pintar a base de papelão e o tronco da árvore.
4 - Utilizando EVA ou cartolina verde confeccione a copa da árvore e pequenos arbustos/grama para a base de papelão. Fixe a copa da árvore na parte superior de trás do tronco.
5 - Desenhe no EVA ou na cartolina verde, pequenas folhas. Recorte-as e cole nos palitos de picolé. As folhinhas devem ser coladas na vertical com a face voltada para a frente, os palitos serão mantidos na horizontal com as faces voltadas para cima. Em cada folha escreva um número de 1 a 6, isso quer dizer que os números se repetirão sempre de 1 a 6 até terminar os seus palitos, que deverão ter a mesma quantidade que os retangulos feitos nas laterais. Estes serão os galhos da árvore.
6 - Desenhe as figuras de Zaqueu e Jesus e cole em bloquinhos de montar. Para o bloco representando Zaqueu considere o diâmetro das caixas evitando atrito nas laterais de forma que não impeça o bloco de escorregar dentro do tronco.
Pronto, o tabuleiro está finalizado.
Para jogar você precisará encaixar os galhos atravessando os palitos no tronco, revezando os lados das folhinhas, uma para a esquerda outra para a direita e assim sucessivamente. Você poderá seguir a ordem númerica crescente, descrescente, ou poderá encaixar os números de forma aleatória. Depois coloque Zaqueu no topo da árvore, sobre o palito mais alto. Jesus ficará na parte de baixo, no gramado, e o chamará: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo hospedar-me em sua casa”. Jogue o dado e remova o galho com o número correspondente ao que sair no dado. Repita a rodada até Zaqueu chegar ao chão. Você poderá perder a vez ou jogar novamente se não houver mais o número do galho correspondente ao número que saiu no dado. Combinem as regras antes de começar a jogar e divirtam-se.
Caso sua criança ainda não saiba contar, você poderá adaptar o jogo para um dado de cores, basta substituir o sistema numérico das folhas por cores.
O objetivo e desejo do nosso coração é que este jogo seja uma ferramenta para um encontro de toda a família e reflexão bíblica de forma lúdica. Que Deus abençoe seu lar.
REFERÊNCIAS:
Minha Primeira Bíblia - Bíblia de Estudo - Explorando a Palavra de Deus Sozinho, Autor: Paul J. Loth, Editora: Thomas Nelson Brasil.
Adorei a brincadeira. Vou fazer hoje com as crianças no culto. Deus abençoe.